Apresentação do projeto “Saral de poesias” da Escola Domingos Barros, na Câmara Municipal

O Projeto Sarau de Poesias da Escola Domingos Barros tem como objetivo contribuir para que os alunos conheçam e utilizem elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e funcional.

A poesia leva os alunos a refletirem e a conhecerem um novo mundo, e a poesia é uma forma de expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos. Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical comum na Grécia Antiga.

Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma dinâmica, pode desenvolver melhor o processo ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser aluno passivo e passa a ser protagonista, autor de sua aprendizagem, além de levantar hipóteses e ampliar sua criticidade.

Pretende-se por meio deste projeto não só envolver a comunidade escolar em uma atividade de leitura, mas divulgar várias possibilidades para despertar o gosto por essa atividade. Para tanto, existem diversas teorias que tratam do assunto e que, apesar das dificuldades, promovem vários meios estratégicos para levar o aluno a adquirir o gosto e o hábito de ler.

Na culminância do projeto, bem como no desenvolvimento, os alunos da turma do 1ano A e B, com a professora Arali, executaram atividades com leitura, música, dança, poesia e peças teatrais.

A presidenta Flávia Teixeira prestigiou o evento e parabenizou a professora Arali, que com muita dedicação se empenhou para trazer os alunos para o ambiente da Câmara, com apresentação do projeto Saral de poesias.